Creche

MISSÃO
A missão da creche é a de apoiar as famílias, preferencialmente residentes no concelho da Amadora, em particular na freguesia das Águas Livres, no desenvolvimento integrado e harmonioso das crianças e jovens,  promovendo uma educação de qualidade, apoiada na formação e desenvolvimento físico, artístico, científico, cultural, social e humano das crianças, mormente:
A Creche promove o desenvolvimento de crianças dos quatro (4) meses aos três (3) anos, as quais são enquadradas mediante a sua faixa etária nas diversas salas. A sala do berçário é constituída por crianças  dos quatro (4) aos doze (12) meses. A sala de aquisição de marcha integra crianças dos doze (12) aos vinte e quatro (24) meses, enquanto a sala dos vinte e quatro (24) aos trinta e seis (36) meses funciona com crianças compreendidas na faixa etária que designa a sala. A organização dos espaços e a lotação das salas é feita de acordo com as recomendações técnicas do Instituto da Segurança Social.

Objetivos Específicos
Para alcançar os seus objetivos de desenvolvimento integral das crianças, atender-se-á às áreas do desenvolvimento psicomotor, psicossocial, cognitivo, comunicação e construção de códigos formais de aprendizagem, nomeadamente no que concerne a:
a) acolher, respeitar e tratar com dignidade os alunos e encarregados de educação;
b) promover relações de interação de acordo com as necessidades fundamentais das crianças;
c) promover o desenvolvimento de situações ricas em afeto, que ajudem a criança a desenvolver sentimentos de iniciativa, autonomia, segurança, estabilidade e regularidade;
d) fomentar a inserção dos alunos em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade cultural e respeito mútuo;
e) colaborar com a família promovendo o desenvolvimento biológico, psicológico e social da criança;
f) desenvolver formas de acolhimento e participação dos Encarregados de Educação que permitam a construção de sentimentos de confiança e compreensão mútua das lógicas educativas e estratégias utilizadas por encarregados de educação e educadores/monitores/auxiliares.
g) ajudar os alunos a utilizar as suas crescentes capacidades psicomotoras, cognitivas e psicossociais, para descobrir, alcançar e explorar o mundo que os rodeia;
h) promover a aprendizagem progressiva de situações de exercício de responsabilidade e autodomínio;
i) proceder ao despiste de inadaptações, deficiências ou precocidades e promover a melhor orientação e encaminhamento dos alunos;
j) ajudar na construção de normas individuais e sociais necessárias ao desenvolvimento de padrões de comportamento equilibrados, com fomento das relações humanas;
k) Fomento dos valores éticos, sociais, cívicos e culturais da sociedade envolvente;
l) estimular a capacidade de expressão verbal, emocional e corporal;
m) possibilitar atividades de planificação de desenvolvimento de projetos e ideais criativos;
n) incentivar situações de interação individual e em grupo e que permitam a discussão de pontos de vista e maleabilização de opiniões e conceitos;
o) facilitar o desenvolvimento de atitudes de abertura, respeito e tolerância;
p) contribuir para o desenvolvimento de uma consciência ecológica;
q) promover atividades desportivas.